quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O que é a regra dos terços na fotografia?

Fotografia-Radio Cesana


Não! A regra dos terços não é mas poderia ser uma regra que os padres inventaram para censurar as fotografias!



Regra dos terços é uma regra que é, também, conhecida como proporção do ouro (cuja eu sou um pouco suspeito de falar pelo fato de eu ser apaixonado por essas regras) e está presente na Sequencia de Fibonacci!
Farei um bem para todos os fotógrafos-profissionais e/ou apaixonados que estão lendo esse blog e falarei um pouco sobre essa sequencia fibonacci! (quando eu fico animado eu começo a colocar exclamação em tudo!!)






Fibonacci ou Sequencia de Fibonacci é uma sequencia numeral em que cada numero corresponde a soma dos dois anteriores (por isso começa normalmente com 0 e 1).
 Essa sequencia é usada desde aplicações para análise de mercados financeiros , computação, jogos até na biologia! Exatamente, o seu corpinho ai, que está lendo esse texto, está todo configurado em fibonacci. Sabe a arvore? Também, a folha do abacaxi? A concha? A samambaia(...)? Bom, você entendeu o que é fibonacci!(veja no video, que alguém muito legal fez)



Agora você ta me perguntando, ta bom Hygor, mas o que eu quero com isso? Quero tirar foto e você me coloca pra ver conchinha?-Meu caro watson, tenha calma e veja as coisas amplamente. Se você consegue calcular ou pelo menos ter uma ideia de fibonacci, proporção do ouro e essas coisas maravilindas você entendeu o porque da regra dos terços ser tão interessante e fundamental e vai assimilar melhor e ter uma maior facilidade na aplicação dela. Olhem essa obra:

 O Nascimento da Vênus - Botticelli


Agora me digam, eu não adjetivo pra Sagrada Família do arquiteto catalão Gaudí. Mas os elementos presentes indicam a presença da sequencia de fibonacci, também!
Templo Expiatório da Sagrada Família- Antoni Gaudí 


Os renascentistas, por exemplo, usavam muito a regra do ouro e, inclusive, nosso amigo Da vinci que fez essa linda obra prima.
Homem Vitruviano- Da Vinci


Bom, agora vocês já sabem um pouco da origem da regra dos terços e sei que já estão cheios de inspiração para fotografar a samambaia da vovó, mas vamos aprender um pouco mais sobre a técnica!


A regra dos terços é composta por uma divisão de 2 linhas horizontais e duas verticais, isso deixa 4 pontos em destaque (intersecções). É bem simples, você vai imaginar essas linhas imaginarias (há) quando colocar o olho na ocular/visor da sua câmera o objeto/pessoa/animal/et que você quer fotografar deve ficar próximos às intersecções.

Foto retirada do blog fototekne

Quando for tirar foto de um horizonte, por exemplo, coloque a linha do horizonte próxima da linha imaginária da regra dos terços. Sei que parece um pouco complicado, mas prometo que é mais fácil do que parece!

Foto retirada do site Mobly
Nos retratos é legal posicionar o rosto da pessoa em uma dar intersecções. Uma dica é colocar sempre os olhos da pessoa no ponto de congruência, isso vai dar um efeito e parecer que a fotografia está olhando para você!

Foto retirada do site glbimg

Agora que você sabe dessa regra, irá sempre usar!! Correto? Não! Obvio que não!! Você precisa saber ela, mas pode e deve ir muito além. A academia renascentista era muito boa e uma das que eu mais gosto, mas o surrealismo... Bom, o que eu quero dizer é: você precisa dominar a regra para poder quebra-la, jovem watson! Bom, é isso por hoje. Beijos de luz e boas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ads Inside Post