quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Coloquei no manual, e agora?

Vamos supor que você nunca tirou uma foto no modo "manual" na vida, não se desespere que a
partir de hoje você já vai conseguir fazer alguns clicks! Coloque o foco no modo automático até você se familiarizar com todos os outros elementos da câmera! Colocou? Quer saber como? Então vamos lá!

                 



Primeiro você precisa saber os significados de alguns termos:



  • Fotometro: Fotometro é aquela "régua" que existe quando você olha no visor.

  • Abertura de diafragma: É o tamanho que o diafragma vai abrir quando você pressionar o disparador.

  • Velocidade de obturador: É o tempo que o diafragma vai ficar aberto quando você pressionar o disparador.

  • ISO: é o quão sensível o sensor da câmera vai ser para a luz que vai entrar pelo diafragma.



Agora que você já sabe o que os termos significam vou mostrar como mesclar tudo e tirar uma foto!



Primeiramente o fotometro: Tente sempre mante-lo no meio da régua. Se ficar com pouca luz(subexposição) ela ficará mais escura e quando ficar com muita luz(superexposição) ela ficará mais clara.
                                                



A abertura de diafragma vai determinar duas coisas: se a foto é mais escura ou mais clara e se ela vai ter uma menor ou uma maior profundidade de campo.  Uma abertura maior vai, consequentemente, entrar mais luz e irá resultar em uma fotografia mais clara e com uma menor profundidade de campo(fundo desfocado). Enquanto a abertura menor vai entrar menos luz, resultando em uma foto mais escura mas com uma profundidade de campo maior("foco em tudo").



                                           



Quando o assunto é velocidade de obturador, temos que ter um pouco de cuidado com as famosas "fotos tremidas": as câmeras mais usadas ele vai de 1/1000 até 30 segundos ou até o infinito*(haha). Em um tempo menor, você consegue congelar o que está acontecendo em volta e deu origem a famosa frase "congelar as asas do beija flor" e terá uma foto mais escura. Quanto mais tempo você deixar o obturador aberto, mais clara a foto ficará e mais vai desfocar o que estiver em movimento.

* Até o infinito porque ele tem uma opção chamada BULB, essa opção mantêm o diafragma aberto enquanto você estiver pressionando o disparador.



O ISO determina a sensibilidade do sensor, quanto mais sensível ele for (maior o ISO) mais granulada a foto será e mais ruído ela vai ter. Geralmente não fotografe com um ISO muito alto, fixe no 100-200 ou, se tiver em um ambiente noturno e com flash, até 400. Eu utilizo o ISO elevado só como ultima forma de deixar a imagem mai clara (a menos que você esteja fotografando sem flash e/ou pretenda ter um efeito diferente)



É isso ai galera, o básico do básico do minimo! Agora é só treinar e aperfeiçoar isso, quem tiver alguma duvida é só comentar aqui que eu respondo!! Quem tiver alguma sugestão para o blog crescer, duvidas sobre alguma técnica, qual maquina escolher e tudo mais, é só me dar um toque que eu faço uma postagem sobre o assunto! Beijos de luz e boas fotos!

Um comentário:

Ads Inside Post